www.drglauciosiqueira.com

Conheça o nosso Website Oficial - www.drglauciosiqueira.com - saiba sobre a Osteopatia / Especialidades / Atendimento / e muito mais informações.

29 de set de 2011

TRATAMENTO OSTEOPÁTICO DA ENXAQUECA


Sabemos que a enxaqueca possui um componente vascular em seu acometimento. As disfunções da coluna cervical na coluna cervical podem gerar um impacto nessa condição clínica, pois está diretamente relacionada com a artéria vertebral direita e esquerda, as quais passam desde a 6ª até a 1ª vertebral cervical (atlas), e em seguida, penetram no crânio pelo forame magno. Após chegarem no occipital formam a artéria basilar que possui importante papel na vascularização de estruturas no crânio. Em seu trajeto essas artérias vertebrais emitem ramos musculares para os músculos profundos do pescoço e ramos espinhais para a medula espinhal e para as vértebras.


            Também sabemos que a produção hormonal alterado o estado clínico do paciente, como por exemplo, durante a gravidez uma mulher que sofra de enxaqueca refere alívio dos sintomas, o que ocorre devido a produção hormonal em níveis contínuos da placenta.


            Além de tais componentes vasculares e hormonais, existem vários outros fatores que precisam ser avaliados a fim de que se possa reconhecer um caminho pelo qual os sintomas surgem ou se agravam.


O Tratamento Osteopático consiste em avaliar o paciente em busca de identificar todos (ou muitos) dos fatores presentes, como por exemplo, disfunções vertebrais, osteomusculares, desequilíbrios no sistema nervoso autônomo, disfunções viscerais, alterações das fáscias, tensões meníngeas, dentre outros aspectos mais específicos, identificando as respectivas adaptações e prejuízos funcionais. Tão somente após um diagnóstico fechado, são realizadas as técnicas para as devidas correções das disfunções encontradas. Embora, normalmente, na 1ª consulta já se perceba alívio dos sintomas, não é possível delimitar um prazo exato de tratamento. Entretanto, inicialmente, o paciente deve se submeter a um consulta semanal.Com a minimização dos sintomas, as consultas passam a ser quinzenais, e posteriormente mensais ou bimestrais (consulta de controle).
A enxaqueca tem tratamento. Por isso:
1) Submeta-se ao tratamento adequado e evite o uso de medicamentos indiscriminadamente;
2) Relaxe! Procure realizar coisas que te fazem sentir bem e evite preocupações desnecessárias;
3) Procure ter uma dieta equilibrada;
4) Busque dormir bem (durma entre 22h e 06h do dia seguinte)
5) Não tome analgésicos sem orientação médica;
6) Pratique sempre uma atividade física regular (freqüência mínima de 3 vezes por semana)

Grande abraço!

Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.