www.drglauciosiqueira.com

Conheça o nosso Website Oficial - www.drglauciosiqueira.com - saiba sobre a Osteopatia / Especialidades / Atendimento / e muito mais informações.

10 de mai. de 2011

HÉRNIA DE DISCO

HÉRNIA DE DISCO

A nossa coluna vertebral é formada a partir de vértebras agrupadas por regiões ou curvaturas. Entre as vértebras cervicais, dorsais e lombares existem estruturas compostas de tecido cartilaginoso e elástico denominadas de Discos Intervertebrais. Tais estruturas têm a principal função de suportar o peso corporal, amortecendo o seu impacto sobre a coluna, e impedindo o contato direto entre as vértebras durante os movimentos.
O disco intervertebral possui basicamente duas estruturas, o núcleo pulposo de uma consistência semelhante de um creme dental; e o anel fibroso, composto de várias lâminas (ou camadas) de colágeno. Essas camadas apresentam o colágeno em fibras com diferente em cada nível do anel fibroso (entre uma camada e outra), o que lhe maior resistência às forças de tensões aplicadas sobre o disco.



A ruptura dessas camadas, ou seja, do anel fibroso, torna o disco vulnerável, incapacitado de exercer sua função e permite que o núcleo pulposo se desloque. Esse deslocamento é o que caracteriza a hérnia de disco. A direção desse deslocamento e as estruturas comprometidas no processo, basicamente, é o que define o tipo de sintoma e a classificação da hérnia sofrida pelo indivíduo.



Sendo assim, a HÉRNIA DE DISCO "é deslocamento de um seqüestro do anel e/ou núcleo pulposo no canal vertebral ou forame de conjugação, de modo que o fragmento deslocado é fixado em posição patogênica. A inflamação da raiz nervosa resulta da pressão mecânica, irritação química e resposta auto-imune do organismo. O paciente apresenta uma dor ciática verdadeira".



AVALIAÇÃO E TRATAMENTO

A avaliação através da OSTEOPATIA é realizada através da inspeção do paciente, testes ortopédicos, neurológicos e testes especiais específicos. Desse modo é possível identificar as alterações presentes e elaborar o diagnóstico, a partir do qual será realizado o tratamento. Caso, seja necessário, é solicitado a realização de exames de imagens como radiografia e ressonância magnética, por exemplo.
O tratamento osteopático das hérnias de disco é composto de técnicas específicas para ligamentos, músculos, liberação do trajeto nervoso, fáscia e estruturas ósseas e articulações, dentre outras, e técnicas especiais para o disco intervertebral que permitem interromper o seu contato com a raiz nervosa, gerando grande alívio e redução ou eliminação da irradiação. Após algumas consultas de tratamento com Osteopatia, 
quando o paciente não apresenta mais quadro álgico (dor) já está em boas condições de iniciar a fase seguinte de reabilitação. 




O PILATES associado a exercícios de estabilização vertebral representa um importante e muito eficaz método de se conseguir a estabilidade articular da coluna, melhorando o tônus e força muscular, postura, propriocepção, consciência corporal, flexibilidade, equilíbrio e postura.



E assim, proporciona ao paciente segurança ao retornar às suas atividades diárias e profissionais.

Fonte: François Ricard, 2003.
Fonte: Joseph Hubertus Pilates, 2010.

Obrigado pela sua visita!

6 de mai. de 2011

Osteopatia

Osteopatia é um método de avaliação e tratamento surgido nos Estados Unidos com o Dr. Andrew Taylor Still  (1828-1917) o qual também formulou os seus princípios básicos. O seu grande objetivo é restabelecer o movimento e função normais das estruturas e sistemas do corpo através de técnicas específicas. Essas técnicas são todas manuais e classificadas em de acordo com a estrutura que necessita ser focada no tratamento: Estruturais, Viscerais e Cranianas. É fundamental saber que a prática da Osteopatia é totalmente alicerçada na anatomia, fisiologia e biomecânica do corpo humano.
O nosso corpo é composto de sistemas funcionais (digestório, respiratório, etc.). Quando um destes sistemas está alterado desencadeia um desequilíbrio que afetará os demais. Existe uma estrutura chamada de fáscia, a qual é responsável pela integração funcional desses sistemas e o aparelho locomotor. Sendo assim, para que o corpo humano funcione de forma integral, é necessário que os sistemas funcionais estejam em harmonia uns com os outros.
Através do tratamento osteopático é possível restabelecer essa harmonia e equilíbrio, eliminando o sintoma de dor e devolvendo a funcionalidade do corpo.

A validade da Osteopatia é tão concreta que é recomendada e incentivada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como prática de saúde.

Método Pilates

Atualmente, a prática do pilates e tem tornado cada vez mais comum em consultórios e clínicas de reabilitação, estúdios e academias desportivas. O método Pilates foi desenvolvido pelo alemão Joseph Humbertus Pilates.
O Pilates consiste em um método integrado de alongamentos e exercícios em que o indivíduo utiliza o peso do próprio corpo para realizá-los. Desse modo os principais objetivos são de promover fortalecimento muscular, flexibilidade do corpo e estabilidade para a coluna vertebral e para as demais articulações do corpo. Os exercícios são realizados fundamentado em princípios como concentração, controle da respiração e dos movimentos que devem ser lentos, fluidos e precisos, em poucas repetições.
Em se tratando de tratamento e prevenção, o Pilates é indicado para todas as idades, pois cada programa será elaborado dentro das capacidades e limitações de cada indivíduo, em particular. Pode ser realizado em solo (mat), bola ou em aparelhos como o reformer, cadeira de estabilidade, dentre outros, que utilizam-se de molas em sua estrutura. Essas molas impõem uma complexidade adicional ao controle e execução dos exercícios.
          

Boas Vindas!

A partir de agora, semanalmente será publicada no nosso blog uma postagem relacionada aos problemas e cuidados com a saúde do nosso corpo. Tudo de uma forma simples e acessível a todos.
Grande abraço a todos!